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EMAILS: Como Redigir e Rastrear Futuramente


OBJETIVO

  1. Padronizar a comunicação interna via email.

  2. Facilitar a busca de informações em buscas futuras no gerenciador de email.

 

ASSUNTO

  1. Se você quer que seu e-mail seja lido, dedique atenção para a identificação do assunto, ou seja:

  2. Limite o email a um único assunto.

  3. Se houver vários assuntos a tratar com a mesma pessoa redija vários emails.

  4. Ao invés de tentar resumir o conteúdo no título, escreva a mensagem primeiro, leia-a e depois elabore o assunto/ identificação do email.

  5. Prefira usar poucas palavras, pois frases longas demais não aparecem inteiras na caixa de identificação de diversos gerenciadores de email.

  6. O assunto deve conter referências e "palavras chave" que possibilitem ao leitor:

    1. saber a "ORIGEM" do email

    2. saber o "TEMA" do que o assunto se trata

    3. facilitar BUSCAS futuras no gerenciador de emails

    4. quando o "TEMA" for abrangente, informar "DESCRIÇÃO BREVE" que auxiliará o entendimento






 

CORPO DO EMAIL

O corpo do email deve ser tal que:

  1. Seja o mais conciso possível;

    1. Mensagens longas e repetitivas dificilmente conseguem transmitir as informações desejadas com eficiência e rapidez.

  2. Seja objetivo: É muito comum interpretar emails de forma errada. Por isso, tenha certeza de que seu e-mail é tão claro, direto e fácil de entender quanto possível.

  3. Seja escrito em linguagem tão formal quanto a ocasião e o tema exijam;

  4. A parte mais difícil é ter certeza de que você está explicando exatamente o que você pensa.

  5. É muito comum esquecer de que o conhecimento que você tem não é o mesmo que a outra pessoa tem.

  6. Separe o corpo do email conforme os destinatários estejam envolvidos no assunto. Use PSC (para seu conhecimento) ou PP (para providências)

Ex: João dos Santos

PSC

Maria da Silva

PP

 

PONTOS PRINCIPAIS

  1. Se você quer que algo seja feito, peça, solicite. Termine cada e-mail como se fosse o item de uma lista que você precisa.

  2. Não force a outra pessoa a ficar procurando no meio dos seus parágrafos sobre as coisas que ela deve fazer. Um exemplo, você escreve o email, e no final diz:

Resumindo, eu preciso disso:
  1. Arrume as gavetas do escritório

  2. Ligue para o serviço de limpeza

 

DESTINATÁRIO

  1. O campo destinatário deve ser o último a ser preenchido.

  2. Ao esperar até o último momento para escrever o destinatário você se previne do embaraço de enviar um e-mail pela metade ou de falar coisas que não deve para pessoas que não deve.

Isso é importante especialmente quando há algum tipo de reclamação no corpo da sua mensagem.
 


ASSINATURA

  1. Uma assinatura que contenha seu telefone, endereço para contato e cargo facilita a conversa com interlocutores com quem se comunica eventualmente.

  2. A pessoa terá uma alternativa para entrar em contato direto e não formal.


 

DICA FINAL

  1. Na DÚVIDA, não envie o email.

  2. Prefira telefonar ou marcar um encontro.

Após o contato, caso necessário formalize o que foi discutido enviando um email breve e objetivo.


O calor humano vence barreiras, minimiza mal entendidos e agiliza o objetivo. (Roger Brys Volz)


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