top of page
Foto do escritorEap Engenharia

DECISÃO RÁPIDA


Lembro bem que há uns 5 anos atrás em um episódio de O Aprendiz, os participantes geriram uma empresa de comércio eletrônico, tipo submarino ou americanas.


Neste episódio eles deviam fazer a gestão de preços, logística de entrega e pensar em formas de alavancar as vendas.


A parte que me chamou mais atenção foi quando eles estavam na sede da empresa e em uma sala podiam ver as oscilações nos termos de busca, preços praticados pela concorrência, estoque, entre outros dados.


Tudo isso apresentado em um imenso painel (pense em várias TV telas plana lado a lado) que era atualizado constantemente e podia apresentar novos dados conforme fosse ajustado.


A conclusão do episódio não é de nosso interesse porém este painel é.

Hoje no mercado há disponível para vários segmentos plataformas de BI (business inteligence) que podem apresentar informações de forma semelhante a isto para diversos setores inclusive a engenharia civil.


Pense que com alguns cliques os gestores podem obter informações de indicadores variados. Isto já é realidade em boa parte da indústria mas ainda está um pouco distante da maioria das empresas de construção civil.


Um exemplo é a frequência com que as empresas geram dados gerenciais. A frequência mais comum na construção civil é a mensal. Isto significa dizer que um desvio ocasionado no começo do mês muitas vezes passa 30 dias para ser percebido.


É preciso mudar esta cultura e utilizar ferramentas que aumentem a produtividade diminuindo a frequência e dificuldade de apresentação de dados gerenciais.

Se a atualização puder ser feita diariamente e os dados estarem disponíveis para análise facilmente as tomadas de decisão se darão com maior frequência, minimizando distorções no projeto. Acreditamos que um cronograma que é atualizado diariamente pode apontar baixa produtividade rapidamente facilitando a mudança de rumos como:


  1. contratação de novos fornecedores

  2. mudança de planos de ataques

  3. criação de novas equipes ou turnos de trabalho

  4. paralisação antecipada de atividades

  5. aquisição de insumos no momento certo

  6. priorização de esforços em atividades críticas



Adotando ferramentas como o Power BI estes objetivos são facilmente atingidos com pouco esforço e com rápida percepção da melhora gerencial que seus indicadores proporcionam.

8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page