Não é de hoje que ouvimos sobre o atraso tecnológico do setor da construção civil,
por isso, quando ouvimos falar de Business intelligence não parece simples associar
esse conceito com a construção civil.
Essa falta de investimento do setor em registros de dados e tecnologia contrasta com a sua importância na economia do país.
Mas então o que é Business Intelligence ?
Inteligência negocial ou Business Intelligence (BI) é a denominação para a organização e apresentação de informações do negócio, disponibilizadas para a alta gerência e diretoria através de insites gráficos, tabelas e KPI's (Key Performance Indicators).
O estabelecimento de KPI's são a base para uma gestão moderna, rápida e focada em resultados. A tela ou painel que reúne os KPI's, gráficos, tabelas, e outras métricas são chamadas de Dashboards.
Como isso pode ajudar a construção civil?
Hoje o mercado da construção civil está cada vez mais acirrado, as margens de lucro cada vez menores e com os preços dos insumos sempre em alta. Quem trabalha no dia a dia em obra sabe que é preciso de agilidade na tomada de decisões para não acarretar em atraso de obra.
É neste cenário que o BI pode ajudar. Com ele sua empresa/ obra terá as informações organizadas e centralizadas, disponíveis para acesso por meio de ferramentas móveis e atualizadas diariamente.
O BI, por exemplo, se conecta ao dados do ERP SIENGE diretamente aumentando a qualidade nos dados que serão processados e gerando KPI's mais confiáveis.
Além da qualidade dos dados, as decisões podem ser tomadas com mais assertividade e precisão pois os dados são atualizados diariamente.
Os KPI's e informações que você poderá gerar são, por exemplo, (orçamentos, notas pagas e programadas, recebíveis, contratos e pedidos) que estão lançados no SIENGE até o dia anterior.
Claro que engenharia de alta performance exige investimento mas esse é um valor irrisório perto dos benefícios de se ter a "obra na mão".
Com BI a tomada de decisão rápida e estruturada em informações de qualidade.
Depois de implantado o BI as atualizações exigirão menos trabalho e o tempo gasto será com análise.
Esta é a finalidade que os projetos de BI se propõe: Aumentar o tempo de análise com informações de melhor qualidade.
Juliana Rodrigues | juliana@eap.eng.br
Roger Volz | roger@eap.eng.br
Comments